18 de julho de 2011

Vitaminas

gente, tava lembrando da minha época de faculdade e de algumas coisas que tinhamos que saber na ponta da língua... então resolvi testar aqui se ainda estou afiada ou não...rs!!


Algumas vitaminas e suas fontes:


vitamina A: importante para o crescimento, para a pele, para visão noturna e ajuda a prevenir infecções... presente no fígado, ovos, peixes gordurosos...


vitamina B: temos a B1, B2, B5, B6, B12 e ácido fólico.Todas tem papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso, a B12 e o ácido fólico ajudam a prevenir anemia. Algumas fontes são: carnes, laticínios, peixes, ovos, cereais, sementes e vegetais.


Vitamina C: serve para, principalmente, prevenir a oxidação, ou seja, é um antioxidante, mas também ajuda na absorção de ferro e na cicatrização. Particularmente, eu amo essa vitamina, acho tudo de bom!! meu filho é usuário assíduo de vitamina C (toma suco de laranja natural todos os dias de manhã)!! fontes: kiwi, frutas cítricas, tomate, pimentão vermelho, morango...


Vitamina D: responsável pela absorção de cálcio pelo corpo, para que isso ocorra é necessário o SOL... (olha que lindo!!!) suas fontes são poucas, os peixes gordurosos, alimentos fortificados com ela.


Vitamina E: antioxidante maravilhoso também... para pele é uma maravilha! presente no óleo vegetal, abacate, nozes, peixes, ovos...


Vitamina K: essa não é tão famosa, coitada...mas ela tem uma função importante para coagulação do sangue! presente nas verduras.


bom, esse post era mais para me testar mesmo...rs!! mas também serve como curiosidade! acho que agora vou tesar os minerais...kkkkkkk!!!


beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário