5 de julho de 2011

Alimentação infantil

Bom dia! hoje resolvi falar um pouco sobre alimentação infantil... isso porque o meu filhote que está com 1 ano e 7 meses está numa fase que quer comer tudo e muito... e a mãe nutricionista fica louca querendo controlar tudo o tempo todo...


Eu morro de medo do meu pequeno ficar acima do peso, então controlo mesmo a alimentação dele, ele só comeu chocolate com 1 ano e meio e mesmo assim em dia de festa... bolacha só biscoito polvilho e assim por diante... então vou mostrar como fiz com ele desde que parei com a amamentação só para dar dicas e idéias para as mamães na mesma situação, ok?


a partir do 6º mês: 2 lanches com papa doce e 1 refeição com papa salgada bem cozida e amassada com o garfo.


a partir do 7º mês: 2 refeições salgadas (almoço e jantar) e 1 lanche de fruta.


a partir do 9º mês: 2 refeições salgadas e 2 lanches de frutas, e continuar assim até passar das papas salgadas para as refeições sólidas, como as da família.


Eu sempre segui a risca esse protocolo, mas as vezes incluía uma sobremesa de fruta no almoço e jantar, nem sempre, dependia da fome do pequeno e se ele havia tomado toda a mamadeira ou não...


outra coisa que eu também fiz foi mudar a consistência da papinha aos 9 meses, mesmo ele não tendo dentes, deixei menos pastosa e amassava menos ou até deixava em pedacinhos... o que não é legal é bater no liquidificador, ok?


abaixo tem uma tabelinha do que tem que ter numa papinha salgada e as quantidades que são legais, ok? mas cada criança é um caso e ninguém melhor do que a mãe para saber e entender a sua cria...rs!




Bom, espero ter ajudado!! qualquer coisa me escrevam que se eu souber terei prazer em ajudar! e lembre-se, a educação nutricional começa na barriga da mãe, então vamos estimular nossos pequenos a comer bem!!


beijos!

Um comentário:

  1. Minha filha tb tem a mesma idade e tenho muito medo pq ela está pesando 17kg,eu tb faço igual a vc em relação a guloseimas,mais ela é muito gulosa,tento regrar a quantidade da comida mais é só eu descuidar e ela come a comida que a irmã dela deixa no prato rsrsrsrs,ela é demais!
    Mais as suas dicas vieram mesmo na hora certa pra mim!
    Bjinho!!!

    ResponderExcluir