28 de julho de 2011

refrigerante... uma bomba!

Olá!! o site terra (Ponto a ponto idéias - site terra - por Michelle Achkar ) tem uma parte de saúde bem interessante, e foi nele que achei essa matéria muito legal sobre refrigerantes... todo mundo sabe que é uma bomba... gostoso, mas bomba! veja como ele age no seu organismo... quem sabe assim deixamos de tomá-lo!?!


Nos primeiros 10 minutos: 1 lata de refrigerante=10 colheres de chá de açúcar chegando no estômago, essa quantidade é o recomendado de açúcar em 1 dia inteiro!!


20 minutos: nível de açúcar no sangue está altíssimo o que força o pobre do pâncreas a liberar muita insulina (hormônio que faz a energia do açúcar entrar nas nossas células). Nessa situação o fígado também fica sobrecarregado pois a descarga de açúcar, ácidos e toxinas são grandes.Esse açúcar é transformado em gordura!


40 minutos: a cafeína da bebida já foi absorvida, as pupilas dilatam e a pressão sobe, nisso o fígado reage liberando mais açúcar no sangue... (olha a situação...) O cérebro recebe um "bloqueio" para evitar tonturas...


45 minutos: nessa hora o corpo aumenta a produção de dopamina, que é responsável pelo prazer... fisicamente falando, é a mesma reação provocada pela heroína...


50 miunutos: o ácido fosfórico empurra o cálcio, o zinco e o magnésio para o intestino grosso, acelerando o metabolismo (isso é ruim, se vc ainda não percebeu...rs).


1 hora: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação e você urina! ou seja, certeza que vc vai eliminar cálcio, magnésio e zinco (que são essenciais para o funcionamento de coração, ossos...etc...) aí, os níveis de açúcar e cafeína vão caíndo... ou seja, o prazer/sensação de bem estar vai passando e vc começa a sentir sono e irritação... ciclo vicioso!!!


deu para sacar só um pouco??? esse texto foi publicado na coluna que já citei acima mas foi elaborado pela colega de profissão Dra. Andrezza Botelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário