30 de setembro de 2011

Alimentação Infantil - dez passos para o sucesso

Boa sexta-feira pessoal! e lá se vai mais uma semaninha... eita como passa rápido!


Dias atrás uma amiga minha que teve gêmeos (lindos) me ligou e estava cheias de dúvidas sobre o que dar para os pequenos comerem, aí resolvi entrar no site no ministério da saúde para ver se tinham novidades e dei de cara com isso:


10 passos para uma alimentação saudável


1. dar somente leite materno até os 6 meses, SEM oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. (já falei sobre amamentação aqui)

2. A partir dos 6 meses oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos,mantendo o leite materno até os dois anos de idade.

3. a partir dos 6 meses dar alimentos complementares (cereais,tubérculos,carnes, frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada

4. A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança

5. A alimentação deve ser espessa desde o início e oferecida de colher,começar com consistência pastosa (papas,purês),e gradativamente aumentar sua consistência até chegar a alimentação da família.

6.oferecer a criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação equilibrada é uma alimentação colorida.

7.estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes.

8. evitar açúcar,café,enlatados,frituras,refrigerantes,balas,salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.Usar sal com moderação

9.Cuidar da higiene no preparo e manipulação dos alimentos,garantir o seu armazenamento e e conservação adequados

10. estimular a criança doente e convalescente a se alimentar,oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos,respeitando sua aceitação.



Então, essa é a recomendação geral... claro que cada casa é uma casa e cada rotina uma rotina... EU (EU EU EU) ,particularmente, não concordo com a questão de deixar a criança comer quando tem vontade... eu sou a favor de impor regras e horários sim... escuto muito mães que reclamam da má alimentaçã do filho, mas quando começo a questionar o dia a dia da criança é sempre a mesma história: "Ah, meu filho não come nada, fica sentado na mesa olhando para comida, é uma briga... ele só para quando sai da mesa... aí passa um tempinho e ele come o que quer, salgadinho, danoninho, bolacha, etc..." (cri cri cri - sons de grilo)HELLOOO, é claro que ele não vai comer a comida, sabe que dalí algum tempinho vai comer o que gosta...

o meu filho uma época tentou começar a dar trabalho para comer, durou 2 dias... eu simplesmente fazia assim: hora do almoço, quer comer? ótimo, delícia, aqui está... não quer comer? ótimo, delícia, só vai comer na próxima refeição... dalí 3 horas... e vai ser um lanche como seria se tivesse almoçado... pronto, passou! agora ele come tudo e na hora certa!


bom, aos poucos vou contando mais da minha rotina de mãe nutricionista...kkkk!!!


beijos e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário