9 de maio de 2012

Semana de Alimentação Escolar


Semana de Alimentação Escolar

A Semana de Alimentação Escolar (SAE) foi instituída na rede pública de ensino em 1959, por meio de decreto federal, como componente educativo da Campanha Nacional de Merenda Escolar. Até recentemente, esta data era comemorada na última semana do mês de março de cada ano.
Cada ano é escolhido um tema que será abordado durante o ano inteiro... o exemplo que vou mostar abaixo foi de 2005 e o tema escolhido foi frutas, verduras e legumes... já o tema desse ano, 2012, é alimentação e sustentabilidade!

Com base no tema, as escolas preparam atividades para aplicar com as crianças, e abaixo tem sugestões bem legais:

Sugestões para aplicar em escolas:

Educação Infantil:

1.  Construir charadas sobre Frutas, verduras e legumes (FVL) que misturem informações sobre a forma, a cor, o tamanho e o modo usual de consumo. Por exemplo:
 É costume comê-la em rodelas, amassada ou inteira e tem casca amarela (banana)
 É redonda, grande, verde por fora e vermelha por dentro (melancia)

2.  Colocar em uma caixa algumas frutas, legumes, verduras e temperos. Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar então que escolha algo da caixa e, através do olfato e do tato, descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças.

3.  Mostrar obras de pintores (ex. Salvador Dalí, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar  o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras. Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Distribuir argila para as crianças modelarem os alimentos apresentados.

4.  Realizar uma oficina de culinária para elaboração de uma salada de frutas. Colocar sobre uma tábua as frutas, previamente higienizadas, para que as crianças cortem em pedaços pequenos utilizando utensílios plásticos. Arrumar as frutas picadas numa tigela e espremer o suco da laranja ou de outra fruta e servir. Atividade semelhante pode ser feita com salada crua de legumes e verduras.

5.  Construir um jogo da memória a partir de imagens de alimentos em revistas e encartes de supermercados. Dar preferência às frutas, legumes e verduras.

6.  Utilizar a música: “O que que tem na sopa do neném” - Paulo Tati, para resgatar a alimentação de quando as crianças eram bebês. Destacar na discussão a sopa de legumes.

7.  Identificar atividades de construção de raciocínio matemático que possam trabalhar com FLV.

1º segmento do Ensino Fundamental:

1.  Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta que nunca provou. Conversar com a turma sobre as preferências, promover a degustação dos alimentos e pedir para eles que descrevam o sabor e a textura dos alimentos degustados.

2.  Solicitar que os alunos tragam figuras de alimentos. Dividir os alunos em grupos e solicitar que construam um prato que represente uma alimentação saudável. Conversar com os alunos sobre suas impressões em relação à alimentação saudável, sabor, prazer etc.

3.  Nas escolas onde existe horta/pomar, trabalhar com as crianças na plantação das hortaliças de rápido crescimento, mostrar seu uso na alimentação diária, suas propriedades (de acordo com a faixa etária, vai se aumentando o grau de informação) e identificar e confeccionar receitas onde esses alimentos estão presentes.

4.  Visitar uma feira livre para conhecer as diversas frutas, legumes e verduras. Conversar com o feirante sobre sua rotina de trabalho, aquisição dos alimentos, preços, safra. O professor pode promover outras visitas temáticas: supermercados, lojas de hortifruti, sítios de produtos orgânicos.

5.  Organizar um livro de receitas que possuam como ingredientes frutas, legumes e verduras. Estimular a identificação de receitas mais saudáveis. Privilegiar aquelas que utilizam temperos naturais, óleo ao invés de margarina, ingredientes “in natura”. Evitar receitas que levem grandes quantidades de: manteiga, margarina, maionese, creme de leite, gordura hidrogenada, sal e açúcar. Preferir preparações cruas, cozidas, assadas, refogadas, ensopadas ou grelhadas, evitando preparações fritas.

6.  Solicitar que o aluno registre, durante uma semana, seu consumo de frutas, legumes e verduras (tipo, quantidade, em que refeição ingeriu o alimento, como estava preparado). Com base nas anotações, discutir as orientações do programa “5 ao Dia”.

7.  Promover a organização de uma festa na sala de aula que valorize o tema “Frutas, legumes e verduras - 5 ao Dia”. Dividir a turma em grupos e delegar para cada grupo uma tarefa na organização: decoração do local, os alimentos e preparações a serem trazidos, as músicas, as brincadeiras etc. que valorizem o tema.


Todas essas dicas eu retirei dessa cartilha aqui! vale a pena dar uma olhada! faça com o seu filho!!!

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