10 de maio de 2012

Ensinando a criança a comer


Post teórico mas necessário, rs!

Existem 3 formas de ensinar uma criança a comer, todas baseadas em condicionamento:


Exposição repetida: processo onde a criança começa a conhecer os alimentos, essa fase tem início no desmame e é fundamental para criar bons hábitos alimentares futuros... Nesse início a criança não conhece nada, ela só tem a referência que lhe é dada, ou seja, ainda não desenvolveu preferência por doces por não conhecê-los... Sabe aquela coisa que mãe faz, de colocar só uma colherzinha de açúcar no leite para ficar mais gostoso? Então, a criança não tem essa referência de gostoso, você que está criando isso nela... pense bem!! Uma dica muito interessante é que você deve oferecer um mesmo alimento até 15 vezes, em dias diferentes, para ter certeza de que a criança realmente não gosta... Normalmente os pais desistem antes e afirmam que o filho não gosta de espinafre, por exemplo... É só com essa insistência por parte dos pais que formará bons hábitos e criará na criança a vontade de experimentar sempre novos alimentos.


Sabor – sabor: Estudos com animais e humanos têm demonstrado que associando açúcar ou sabor preferido com um sabor desconhecido ou menos preferido, aumenta a aceitação do sabor menos preferido pela associação dos sabores. Traduzindo: Se você der um alimento novo misturado com um alimento já conhecido e que a criança goste, ela vai aceitar melhor esse novo!!! Essa forma de aprendizagem associa os alimentos ao prazer, e por esse motivo tende a ser duradoura e funcionar sempre...

Nutriente – sabor ou caloria-sabor: Uma substância nutritiva com mais calorias promove uma consequência fisiológica de saciedade que, associada à sugestão do sabor, aumenta a aceitação do alimento desconhecido. Normalmente, os alimentos mais calóricos são mais bem aceitos, pois geram uma sensação de saciedade mais rápida... Nesse caso, recomenda-se dar os vegetais no final da refeição, pois assim a criança vai achar que a saciedade e o bem estar são por causa dos vegetais, e não das calorias consumidas antes... é claro que é possível que a criança não queira mais nada por já estar saciada nesse momento... mas, se você oferecer a sobremesa, ela provavelmente será aceita... claro... e é aqui que repetimos a idéia de que não é legal chantagear a criança com “se comer tudo ganha sobremesa, senão não ganha”, isso porque além de ensinar que o doce é legal e o saudável é ruim, será indiferente, pois a sensação de saciedade ocorre devido ao que foi consumido no início da refeição, e não no final!




Eu sei que isso é bem teórico, eu tenho filho e sem bem como as coisas funcionam na prática, mas com um pouco de conhecimento técnico fica mais fácil tomarmos atitudes pois temos certeza de que são corretas, não é mesmo!?




Espero ter ajudado nessa fase de vida que passa rápido, viu!!

Dê uma olhada nessa cartilha feita pela prefeitura municipal de Curitiba em 2007, mas ainda muito atual! VALE A PENA VER!!

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