3 de novembro de 2011

Alimentos X Inflamação



Olá! vida corrida... stress... falta de tempo... nossa, acho que estou inflamada... (gostaram do trocadilho!?!)




Hoje quero comentar sobre uma dieta que não é novidade mas que poucas pessoas seguem, eu particularmente nao conheço ninguém... é a dieta antiinflamatória!




É sabido que o excesso de peso é um processo inflamatório e que portanto, ao emagrecer, estamos também "desinflamando", agora, o que é pouco sabido, é que alguns alimentos são antiinflamatórios naturais, e dessa forma ajudam na perda de peso!




Andei dando uma pesquisada e descobri alguns estudos sobre isso, um deles muito interessante: uma médica chamada Monica Reinagel criou um índice de inflamação (FI) para os alimentos, onde uns causam inflamações maiores e outros menores nas nossas células. Esses alimentos foram divididos em dois grupos: FI positivo e FI negativo.




FI positivo: tem ação anti-inflamatória e, portanto te deixa menos resistente na perda de peso.E mulherada, atenção, deixa menos resistência a rugas!!!!! entre os alimentos no topo dessa lista estão:salmão, semente de linhaça, alho, cebola, azeite de oliva... além disso, esses alimentos costumam ter menor valor calórico, são antioxidantes (selênio, ômega3...), e costumam ter baixo índice glicêmico (lembram? post anterior a esse?).




FI negativo: provoca uma inflamação nas células que deixam de realizar suas funções corretamente, como por exemplo, eliminar toxinas... e é aí que vc fica mais resistente para emagrecer... e fica cheio de rugas e pele feia... A inflamação vira um ciclo vicioso, pois o organismo tentanto se defender gera mais inflamação ainda!! Os vilões são: massas, farinhas brancas, refrigerante, doces, fritura...




Existe uma pirâmide antiinflamatória criada pelo médico americano, Dr. Weil, que nos mostra direitinho quais são so vilões, veja a figura abaixo:






essa foto não está muito boa, mas se vc quiser ver bem entre no site do Dr Weil que ela fica maior e mais clara... mas só para facilitar, veja que no topo da pirâmide, e portanto o que vc MENOS pode comer, estão os healthy sweets, ou seja, DOCES SAUDÁVEIS, no exemplo está um chocolate amargo.


Outra coisa interessante são as ervas e temperos (healthy erbs and spices), que normalmente são esquecidas por todos, veja que alho, gergelim, são importantes sim!


AH, a massa é permitida sim, mas em pequena quantidade e de 2 a 3 vezes por semana, um detalhe legal, é que a massa tem que estar al dente (não pode estar mole) pq assim suas propriedades são conservadas e sua digestão é mais lenta.


Gorduras saudáveis (healthy fats) como azeite de oliva exta-virgem, nozes, etc... 5 vezes por dia!! mas atenção a quantidade...


bom, e por aí vai!! quem se anima?


beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário