23 de março de 2012

Páscoa e os chocolates...

O melhor da páscoa são os ovos de chocolate... é só nessa época do ano que podemos encontrá-los, então eu me acabo mesmo...rs! agora, de onde vem isso? Como começou? O costume começou há cerca de 3.000 anos com os chineses, que comemoravam o início da primavera no Hemisfério Norte, oferecendo ovos de pata e galinha pintados em cores fortes. O ritual pagão celebrava a volta à vida, após um inverno rigoroso e os longos meses em que a natureza permanecia coberta de neve. A data coincide com a Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo. Com o tempo, o costume se espalhou pelo mundo, e outros materiais substituíram o ovo animal, como a madeira e as pedras. Em meados de 1828, o desenvolvimento da indústria de chocolates na Inglaterra consolidou o produto como matéria-prima nesta época. No Oriente, no entanto, os ovos de chocolate ainda não foram totalmente incorporados à cultura.


A vontade de comer chocolates nessa época é realmente grande, mas o prejuízo não precisa ser tão grande assim, não é mesmo!? Afinal, o chocolate é nutritivo, contém vitaminas e sais minerais, além de alto teor de flavonoides --antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina,responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Alguns estudos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes neles.

Existe um tipo de gordura insaturada presente no chocolate chamada de ácido oléico, sendo este conhecido por auxiliar na redução de colesterol.


Já o chocolate branco não sei porque é chamado de chocolate... pois não tem cacau na sua composição... é feito com manteiga de cacu, leite em pó,açúcar (59,4%) e essência de baunilha.

Como é feito o chocolate?


Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea).
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja.
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó.

O que é curioso, ou melhor, preocupante (rs), é que o chocolate pode ser viciante!! Ele contém três substâncias que podem provocar o vício:a teobromina(efeitos diuréticos e estimulantes), a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo.

O prazo de validade do chocolate é longo, pode durar até 1 ano!!! Mas em 6 meses ele começa a perder um pouco do seu sabor e aroma! E sabe aquele esbranquiçado que vemos em alguns chocolates? Não quer dizer que está estragado, mas sim que foi submetido a calor excessivo e a sua gordura subiu a superfície...

Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde não recomenda o consumo de nenhum tipo de doce. Agora, nessa época é quase impossível não consumirmos um chocolatinho,então, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. E não é cumulativo, tá!?

CORRENDO ATRÁS DO PREJÚ:

Para queimar 100 gramas de chocolate ao leite vc precisa:


caminhar - 89 minutos a 5 km/h
Correr- 57 minutos a 5 km/h
Nadar- 60 minutos de "crawl" em velocidade média
Hidroginástica- 48 minutos em intensidade média
* valores calculados para uma pessoa de 70 kg
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

ENTÃO, QUERIDOS, VAMOS COMER SEM CULPA! UM POUCO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário