10 de janeiro de 2012

A droga da vez - Victoza!

Gente, é impressionante como as pessoas se ligam em "milagres" do emagrecimento... rs! todo mundo só fala disso... então vamos atrás das informações:

liraglutida - nome do princípio ativo da Victoza - a promessa: 12 Kg em 5 meses sem passar nadinha de fome!


Trata-se de uma droga injetável, originalmente produzida com a inteção de controlar o diabetes tipo 2. Simplificando muito, essa substância tem ação semelhante a um hormônio nosso, o GLP1, que tem por função avisar o cérebro que vc está satisfeito. Então pq tomar o remédio se já temos esse hormonio? pq a droga além de estar em maiores quantidades, permanece por mais tempo no organismo... e assim vc fica com a sensação de "satisfeito" por mais tempo... sacou? A aplicação deve ser feita diariamente pelo próprio paciente com uma caneta de injeção. Cada caixinha com 2 ampolas custa em média 400 reais! ui!

Bom, e o que os endocrinologistas estão falando? de várias coisas que li, o que me parece a idéia mais comum a todos, é de que é sim um remédio interessante para auxiliar na perda de peso, mas é preciso ter IMC entre 30 e 40, não pode ter nódulos na tireóide e nem pancreatite, e é claro, sua utilização deve ser individualizada e SÓ PRESCRITA PELO MÉDICO!

Ainda estão sendo realizados estudos quanto a segurança desse medicamento para perda de peso, os resultados vem sendo positivos, mas ainda não se sabe se o resultado daqui a 5 ou 10 anos ainda será o mesmo... existem efeitos colaterais sim, como sempre, mas cada caso é um caso e aí vale a discussão com seu médico.

Uma coisa que acho legal comentar é que durante o tratamento vc tem a fome reduzida sim, vc se sente saciado com pequenas quantidades, mas uma vez que vc pare com o tratamento, a fome volta... é claro que vc deve aprender quais as melhores quantidades para vc comer durante o tratamento, mas ele não vai curar compulsões alimentares, ou seja, se não reeducar JUNTAMENTE com o tratamento, pode voltar tudo sim!


A posição da ANVISA é contrária ao uso desse medicamento para perda de peso, pois, segundo eles, pode sim haver riscos a saúde... (e quais não trazem!?!)


Bom, essa é uma explicação BEM simples e pouco detalhada pois eu mesma sei pouco sobre essa droga, mas de qualquer forma fica a dica sobre o que conversar com seu médico!













Nenhum comentário:

Postar um comentário